Encaminhamento para Reabilitação Vestibular: Uma Investigação com Diferentes Especialistas Médicos

13/05/2012 10:38

Encaminhamento para Reabilitação Vestibular: Uma Investigação com Diferentes Especialistas Médicos

 

Autor(es):

Mariana de Toledo Lins, Ana Paula do Rego André

 

 

Introdução: A Reabilitação Vestibular é uma opção terapêutica no tratamento da tontura que envolve diferentes profissionais de saúde. Objetivo: O objetivo deste trabalho foi verificar se os profissionais médicos encaminham os pacientes com tontura para o tratamento com a Reabilitação Vestibular, quando necessário. 

 

Método: Foram respondidos 72 questionários aplicados a médicos especialistas em clínica geral, geriatria, otorrinolaringologia, neurologia e endocrinologia, a dois grupos de profissionais: um composto por médicos residentes ou assistentes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (grupo 1), e outro por médicos que atuam em consultório particular na cidade de Ribeirão Preto (grupo 2). 

 

Resultados: Após a coleta dos dados foi realizada a análise descritiva dos resultados obtidos. Foi encontrado que, no grupo 1, 80% dos clínicos, 90% dos endocrinologistas, e 40% dos neurologistas não fazem nenhum encaminhamento para a reabilitação vestibular. No grupo 2, 75% dos clínicos, 67% dos neurologistas e 100% dos endocrinologistas também não fazem nenhum encaminhamento para essa terapia. 

 

Conclusão: Cabe a vários profissionais de saúde divulgar e esclarecer o trabalho da reabilitação vestibular, em especial os médicos otorrinolaringologistas, profissionais amplamente habilitados para o diagnóstico e tratamento das tonturas e consequentemente avaliação das melhores condutas terapêuticas.

 

Artigo completo em: www.arquivosdeorl.org.br/conteudo/acervo_port.asp?id=513