Saúde e higiene vocal
Muita gente só dá valor à voz quando perde, fica rouco ou com algum sintoma que incomoda e dificulta a comunicação.Então... É melhor prevenir do que remediar!!!
Aí vão algumas dicas de saúde e higiene vocal:
- Água Sempre!
Beba água regularmente, de preferência em temperatura ambiente. O ideal é andar com uma garrafinha de água e tomar goles a cada 10 minutos.
- Já ouviu falar que maçã faz bem para a voz? E faz mesmo! Coma maçã pois ela é adstringente e limpa o trato vocal. É ótima também para exercitar a musculatura responsável pela articulação das palavras.
- Mantenha uma alimentação saudável: comidinhas condimentadas, gordurosas e derivados do leite fazem mal até para sua voz! Elas aumentam a secreção (pigarro!)
do trato vocal. Evite também café e bebidas gasosas que irritam a laringe.
- Cigarro nem pensar! A fumaça quente agride todo o sistema respiratório, inclusive plumões, pregas vocais e trato respiratório. Causa aumento das secreções, infecções, pigarro, tosse e edema. Aumenta também as chances de câncer de laringe e pulmão. (precisava falar?)
- Álcool: tem efeito analgésico propiciando abusos vocais (você grita e nem, percebe!)
- Evite gritar ou falar muito alto e excessivamente:´procure aproximar-se da pessoa ao conversar. Se estiver assistindo TV ou ouvindo música, abaixe o volume a fim de evitar uma competição sonora.
- Ao contrário do que muitas pessoas pensam, susurrar também é prejudicial pois sobrecarrega o sistema fonatório.
- Chupar balas ou pastilhas forte, sprays e gengibre quando estiver com a garganta irritada mascara o sintoma faz com que a pessoa forçe a voz sem perceber. Quando o efeito da bala passa, aumenta a irritação da garganta.
- Atenção professores de ginástica ou educação física: evite a fala duante o exercício físico pois irá sobrecarregar a musculatura da laringe.
- Evite cantar sem técnica ou preparo vocal. Não passe horas cantando no videoke (isto geralmente está associado ao álcool!)
- Quando estiver gripado ou com crises alérgicas, evite falar demasiadamente. Não faça exercícios vocais - o tecido que reveste a laringe está inchado e o atrito das pregas vocais durante a fala torna-se uma forte agressão.
Outros fatores que podem prejudicar a voz:
- Alergias
- Alguns medicamentos
- Refluxo Gastroesofágico
- Alterações hormonais
- Ar condicionado/ ventilador
- Vestuário inadequado
- Sobrepeso.
Quando estiver com rouquidão por mais de 15 dias, procure um otorrinolaringologista.
Fonte: O modelo e suas dicas de saúde vocal - https://books.google.com.br/books?id=o1884sCSFWEC&pg=PA76&dq=saude+vocal&cd=4#v=onepage&q&f=false